Sete dicas de sublimação em camisetas e moletons

Publicado em 29/08/2022

A sublimação é uma alternativa que oferece muita versatilidade, já que pode ser aplicada em diferentes superfícies, como porcelana, vidro, cerâmica etc. Em malharia, garante uma durabilidade muito maior ao atrito, em comparação à serigrafia.

Essa técnica utiliza a tinta sublimática para transmitir o conteúdo do papel à peça. Tecnicamente falando, é quando os elementos passam do estado sólido para o gasoso diretamente, ou seja, não passam pelo estado líquido. Nos casos das estampas em sublimação, após a aplicação do impresso, a tinta no papel vai para uma prensa térmica, com a camiseta ou moletom. A peça chega a altas temperaturas e, assim, a tinta chega ao estado sólido, virando vapor e penetrando na peça. Por isso, a adesão é total, garantindo uma maior durabilidade.

Em malharias, é muito utilizada para camisetas e moletons, pois além de agregar em qualidade, também reduz os custos de produção devido a menor quantidade de água usada e dos produtos na pós-produção das peças.

A sublimação é uma ótima opção para camisetas e moletons de uniformes esportivos, pois é possível personalizar as peças e ainda garantir conforto e leveza.

 

No conteúdo de hoje, trouxemos sete dicas de sublimação em camisetas e moletons, para você personalizar suas peças e oferecer ao seu cliente mais diversidade e exclusividade. Além disso, com essas dicas você poderá impulsionar as suas vendas e ser reconhecido pelos seus clientes pela criatividade e qualidade das peças!

 

Confira as dicas que separamos para você:

  1. Softwares gratuitos: se você não sabe por onde começar, fique tranquilo, você encontra à disposição softwares gratuitos para a criação de estampas;
  2. Aposte nas frases criativas: as peças com frases divertidas e que geram identificação do público são uma excelente maneira de impulsionar as vendas;
  3. Pesquise referências, com as ideias você pode criar estampas únicas. Alguns sites que valem a pena dar uma olhada são: Society 6 , Red Bubble , Design by Humans, Threadless e Pinterest;
  4. Escolha temas que estão em alta: mais importante que quantidade é a qualidade! Não é preciso tentar agradar a todos — e nem possível. Sendo assim, fique atento aos temas que estão em alta, como lançamentos de novas temporadas de séries televisivas, e trabalhe com isso. Outra excelente dica é fazer estampas referentes aos shows, aproveitando o momento;
  5. Venda em diferentes plataformas: diversifique as plataformas onde você expõe suas peças e, importante: seja criterioso, escolhendo lojas on-line de confiança e credibilidade para associar seus produtos;
  6. Escolha peças de qualidade: para oferecer ao seu cliente peças de alta durabilidade, não é o suficiente escolher a sublimação. Você precisa ter camisetas e moletons de ótima malha, o que garantirá conforto e estilo;
  7. Mostre o uso das peças: vista, literalmente, a camisa para divulgar o seu serviço!

 

As vantagens da sublimação

Além das vantagens vistas até agora, como durabilidade da estampa, podemos destacar outros pontos positivos para você escolher a sublimação. Entre eles, a liberdade para escolher a quantidade de cores que você quiser trabalhar. Então você não precisa se limitar na hora de pensar na arte da estampa, caso for criar uma, por exemplo.

Outro ponto positivo é que não precisa ser somente camisetas ou moletons brancos, é possível fazer a sublimação em fundos escuros também, e ainda é possível estampar a peça inteira. O que permite que o resultado fique ainda mais interessante, se somar à possibilidade de escolher a quantidade de cores que quiser.

Não podemos deixar de mencionar também a agilidade que a sublimação garante. O processo é muito rápido — aliás, o custo unitário de impressão para 1 ou 100 camisetas/moletons é muito parecido. Isso quer dizer que não há a necessidade de criar chapas de imagem, como aconteceria se fosse com silk.

A sublimação traz grandes vantagens para o seu negócio, pois além da agilidade de produção, é possível fazer em pequenas ou grandes quantidades, diminuindo o risco de peças paradas no estoque. É uma alternativa ideal para produção promocional, em que o pedido é de 20 a 100 peças, por exemplo. E como não é necessário o uso de telas, o espaço de trabalho pode ser menor, já que você precisará de menos máquinas, ferramentas e acessórios — e a equipe de profissionais também pode ser menor, pois o processo todo é automático.

Como você pôde ver, a sublimação oferece muitas vantagens! E não somente para o seu negócio, também traz benefícios ao meio ambiente, pois permite uma produção em menor escala. E sua empresa se torna ainda mais eco friendly se optar por impressoras e tintas sublimáticas da EPSON: a marca conquistou o selo europeu Oeko-Tex — o mais exigente em se tratando de questões ambientais.

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido muito útil para você! Aplique essas dicas no seu negócio e ofereça o melhor aos seus clientes!