Hoje em dia, destacar-se dos concorrentes se tornou um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas. Ter um bom preço não é mais suficiente para fidelizar clientes, é preciso oferecer diferenciais e traçar estratégias consistentes para chamar a atenção. Assim você mostra ao público que a sua loja é o local ideal para a compra e que o seu produto é o que ele realmente precisa.
Com o objetivo de impulsionar as suas vendas e fazer você se destacar no PDV e na loja on-line, preparamos cinco dicas essenciais. Confira as dicas a seguir e coloque-as em prática!
1ª DICA: Um atendimento excelente faz a diferença?
Essa dica é imprescindível para a sobrevivência de qualquer negócio, é o mínimo que uma empresa pode oferecer. O suporte ao público é o que gera o maior impacto na reputação da empresa, é o que geralmente faz os clientes retornarem para novas compras. Se seu objetivo é atrair novos clientes, esse é o ponto de partida principal!
Há ações rápidas e simples que você pode adotar para tornar o suporte aos seus clientes mais eficaz. Confira abaixo as três principais:
Seja ágil no atendimento: ficar esperando por uma resposta é frustrante para qualquer pessoa e aumenta a irritação do cliente.
Tenha profissionalismo: não seja mal-educado em hipótese alguma e não leve críticas para o lado pessoal.
Compreenda o problema do cliente: ao invés de fornecer respostas prontas, tente entender quais são as reais necessidades e expectativas do consumidor.
Implementar essas três recomendações na sua empresa pode ser o primeiro passo para o seu negócio se tornar referência em atendimento. Lembre-se: cliente satisfeito recomenda a sua empresa para as outras pessoas.
2ª DICA: Datas especiais são ótimas oportunidades!
Promover campanhas é uma excelente maneira de atrair clientes. Os períodos comemorativos permitem que os lojistas saiam da rotina, criando novas formas de abordagem, e ainda tenham um apelo sentimental.
Você pode ser criativo nesse ponto, utilizando de lançamentos de filmes à comemoração do Natal para aproveitar para fazer as campanhas. Isso gera identificação com seu público, pois você cria em cima do que ele gosta e consome.
Crie promoções, comercialize produtos personalizados e tenha ações de marketing focadas nesses períodos, essas são formas de chamar a atenção dos clientes e de se diferenciar da concorrência.
3ª DICA: Recebidos pagos
A forma como o produto chega na casa do cliente que comprou on-line ou o jeito como é embalado na loja física fazem toda a diferença hoje em dia. As pessoas estão valorizando sim boas embalagens e mimos!
Essa etapa, chamada de unboxing experience, é uma ótima estratégia de marketing, pois se seu cliente gostou, automaticamente ele irá divulgar em suas redes sociais, seja em forma de vídeo ou foto.
Por isso, oferecer uma experiência de unboxing inesquecível é uma ação certeira para a conquista de clientes, especialmente para os e-commerces. Além de garantir a integridade do produto, uma embalagem bem elaborada surpreende o cliente, estimula a fidelização do público e aumenta a visibilidade da sua marca.
Crie uma embalagem e cartões personalizados da sua marca e tenha um perfume que seja a cara da sua marca para fazer a experiência ser ainda mais completa!
4ª DICA: Você já pensou em investir em tráfego pago?
Essa estratégia tem como objetivo patrocinar posts para ter mais alcance de pessoas, isso resulta não somente em vendas, mas também no reconhecimento de marca. Assim você atrai clientes por meio da oferta de conteúdo relevante que resulta em clientes fidelizados, que valorizam a marca, e o aumento das vendas.
Para que essa estratégia dê certo e faça com que as pessoas permaneçam seguindo seu perfil e acompanhando as postagens, você precisa enxergar – principalmente – o Instagram como um canal de divulgação.
Compartilhe conteúdos de valor e interessantes, use o humor a seu favor e mantenha uma regularidade nas postagens. Aproveite os assuntos mais comentados para fazer as postagens e compartilhe dicas que fazem sentido com o universo da sua empresa. Mas lembre-se: cada plataforma tem um público específico e exige abordagens diferentes.
5ª DICA: Canais de vendas
Investir na diversificação de canais de venda é essencial às empresas que querem atrair novos clientes e aumentar o faturamento! Contar com um único canal restringe o lojista a um público limitado e pode estagnar as vendas.
Adotar uma estratégia abrangente permite que os lojistas ofereçam aos consumidores uma experiência de compra mais completa, integrada e imersiva. Na prática, significa que o cliente poderá visitar o estabelecimento físico, comprar pelo e-commerce e também buscar promoções da loja nos marketplaces.
Lembre-se sempre que nos diferentes canais há diferentes públicos, por isso é essencial entender a linguagem de cada um para conseguir fazer uma campanha assertiva.
Há muitas maneiras de você atrair mais pessoas para a sua loja, seja física ou digital. Por isso trouxemos cinco dicas que são mais práticas e fáceis de inserir no dia a dia para ter resultados eficazes mais rápidos.
Em tudo o que fizer, priorize seu cliente! Pense em como ele pensaria e se sentiria diante de algumas situações, pois é ele que você quer surpreender. Aposte em nossas dicas para se diferenciar dos seus concorrentes!
Gostou das dicas?
Então aproveite e comece a agir para aumentar o fluxo de clientes em seu estabelecimento!